quarta-feira, 28 de julho de 2010

BUDAS DHYANI




BUDAS DHYANI
Cada Buda Dhyani é associado a uma cor, um animal, um dos cinco elementos e uma direção. Cada Buda possui uma consorte, um tipo de sabedoria e está associado a um dos agregados que compõem nosso mundo visível. Eles são guias para a transformação espiritual, também chamados de Jinas (que significa Conquistadores ou Vitoriosos) sendo considerados grandes curadores da alma e da mente. Mas não devemos crer, ou pediu ajuda somente ao Buda correspondente ao nosso signo, muito pelo contrário, pois eles se completam, nos completam, cada qual ajuda na limpeza de um dos cinco venenos humanos. Devemos recorrer a eles sempre que estivermos frustrados com algo, tentando nos controlar em momento de raiva por exemplo. Uma prática simples de “encontro”, contato com eles, por exemplo, é durante a meditação. Visualizando uma grande luz dourada vinda diretamente do grande sol central, ao nosso coração,sentiremos a presença deles. Vamos abrir nossos corações para os Budas, eles nos amam, e sua vontade é nos ajudar na nossa jornada aqui na Terra, eles existem para isso, mas nós não damos o devido espaço que eles merecem para que isso aconteça.
A mandala dos Budas é importante, pois eles nos ajudam a nos limparmos de todo o veneno humano conseqüente desse mundo materialista que vivemos, de nossos pensamentos e ações.
Os Budas são seres transcendentais simbolizando forças ou princípios divinos universais. Eles representam vários aspectos da consciência. Todo Buda tem duas naturezas, o principio masculino e o feminino.Também conhecidos como SHIVAS. Todo Buda possue duas naturezas, a feminina e a masculina. A masculina não representa a força ruim como é de costume pensar, mas sim representa a força, a proteçao, e a natureza feminina a sensibilidade, a delicadeza. Assim como o homem e a mulher com suas qualidades se completam, são esses principios, masculino e feminino que formam os Budas que permitem o seu auxilio a nós.Uma especie de equilibrio de um e outro.

A seguir serão representados individualmente cada Buda e suas caracteristicas:

Akshobya –
Signos: Câncer, Peixes e Escorpião
Cor: Azul
Direção: Leste
Elemento: Água
Consorte: Pandaravasini ou Locana
Mantra: Om Akshobya Hum!
Inunda-nos com a sabedoria especular.
Com o teu fogo sagrado consome em mim
O veneno de toda raiva, ódio e criação de ódio!

Seu nome significa "Imutável" ou "Inabalável". A Sabedoria que reflete todas as coisas, tranquilamente e sem crítica, tal qual como um espelho, onde revela a verdadeira natureza. A Sabedoria Semelhante ao Espelho é o antídoto dos venenos da raiva e do ódio. Como buda da direção leste, as práticas de Akshobya em geral são relacionadas ao nascimento.


Amitabha-

Signos: Leão, Sagitário e Áries
Cor: Vermelho que purifica o karma do desejo.
Direção: Oeste
Elemento: Fogo
Animal: pavão
Agregado: percepção.
Mantra:Om Amithaba Hrih!
Inunda-nos com a sabedoria Discriminadora.
Com teu fogo sagrado consome em mim
O veneno das paixões-
Todos os desejos,ganância e luxuria!

Seu nome significa "Luz Infinita". Sua Sabedoria conquista o veneno das paixões - todos os desejos intensos como cobiça, luxúria, avareza. Representa a sabedoria discriminativa dos Budas. Sua sílaba sagrada em tibetano é Hri. Sua consorte é Mamaki, que representa a propriedade do que é sólido Amitaba tem um especial comprometimento com a iluminação de todos os seres, sendo conhecido como o Buda da transferência da consciência na hora da morte, a passagem pelo bardo da morte, sendo objetivo dos que o cultuam alcançar a iluminação ou renascer na Terra Pura de Amitaba, de onde se alcança a iluminação.


Amoghasiddhi-Elemento: Ar
Direção: Norte
Cor: Verde , significando o Sol à meia-noite.
Signos: Aquário,Libra, e Gêmeos
Mudra: De proteção
Bija: Ah
Mantra:
Om Amoghasiddhi Ah!
Inuinda-nos com a sabedoria toda realizadora,
A sabedoria da ação perfeita
Com teu fogo sagrado consome em mim
O veneno da inveja e do ciúme!

Seu nome quer dizer "Conquistador Todo-Poderoso" ou "Aquele que Infalivelmente Alcança Sua Meta". A Sabedoria Oni-realizante, ou a Sabedoria da Ação Perfeita, atua como um poderoso antídoto contra os venenos do ciúme e da inveja. Essa sabedoria confere perseverança, julgamento infalível e ação sem falha.


Ratnasambhava –

Signos:Leão, capricórnio e virgem,.
Cor: Amarela.
Direção: Sul
Elemento: Terra.
Consorte: Locana.Representa a mente do Buda
Mantra: Om Ratnasambhava Tram!
Inunda nos com a sabedoria da igualdade.
Com teu fogo sagrado consome em mim
O veneno do orgulho espiritual, intelectual e humano!

Seu nome quer dizer "A Jóia Nascida Una" ou "Origem das Jóias”. Ele transmuta o veneno do orgulho (humano, intelectual e espiritual) em Sabedoria da Equanimidade. Essa equanimidade segundo os budistas tibetanos, quer dizer que as coisas são vistas com imparcialidade divina, vendo-a em todos os seres.

Vairochana –Elemento: Éter
Direção: Espaço
Cor: Branca
Símbolo: Roda
Consorte: Dhatvisvari por manisfestar todas as coisas
Agregado: forma material, ou corpo
Mantra: Om Vairochana Om!
Inunda-nos com a sabedoria onipetrante do Dharmakaya.
A minha poderosa presença do EU SOU.
Com o teu fogo sagrado consome em mim
O veneno da ignorância!

Seu nome quer dizer "Aquele que é Como o Sol" ou "O Radiante". Sua sabedoria é a Sabedoria do Dharmadhatu, que é o Reino da Verdade. Neste Reino, todas as coisas existentes são como realmente são. É o Buda do Centro, entre os cinco budas da meditação. É o buda que manifesta os fenômenos. Mestre da família Buda, representa o Adi-Buda Buda, que é a essência de todos os budas, do qual emanam os cinco budas da meditação.

*Mandalas:
Guias para a Transformação Espiritual. Simultaneamente um diagrama cósmico do mundo, um instrumento para o crescimento espiritual e para a experiência mística, e um mapa para a iluminação.

**Mantras: Mantra são sons de poder. É uma seqüência de palavras, frases ou sílabas, que são extremamente valisos quando entoados corretamente. Um dos mantras mais conhecidos é o OM. São fórmulas métricas decompostas por meio dos sons, onde as palavras se juntam, formando frases e versos de profunda vibração. Assim, mantra pode ser definido como o veículo ou o método para a liberação da mente, através do próprio poder ou controle mental.


BRUNA BOLSON

Nenhum comentário:

Postar um comentário