sábado, 13 de novembro de 2010

Ensaio Histórico Zaratustra e o Zoroastrismo


A Matriz Fundadora do Pensamento Judaico Cristão

A maioria dos textos e das referências existentes sobre o Zoroastrismo e sobre o profeta fundador dessa religião – fundada entre 1200 a 1500 a.C – salientam a imensa dificuldade de encontrar fontes históricas, que possam enriquecer um pouco mais os estudos a respeito de Zaratustra. As informações a respeito de sua existência são relatos contados muitos anos após sua vida, seu pensamento e um pouco de sua história esta registrada no livro sagrado do Zoroastrismo chamado Avesta, de acordo com o historiador Mário Curtis Giordani no livro Historia da Antiguidade Oriental, a provável origem do Avesta perde-se em divagações lendárias, segundo uma antiga tradição o livro teria sido composto pelo próprio Zaratustra. O historiador grego Heródoto apresenta algumas evidências, quando faz seus relatos a respeito do Império Persa, no entanto, não apresenta maiores detalhes. A historia do profeta persa é cercada por muitas lendas, a própria origem do nome Zaratustra é um mistério alguns acreditam que o termo “hustra” significa camelo, todavia o profeta ficou mais conhecido ao longo da história pela sua denominação grega Zoroastro.
O reformador da religião Persa tem uma importância que ultrapassa as fronteiras do mundo oriental, sua estrutura religiosa pode ser considerada a matriz fundadora das principais religiões presentes no mundo, sua visão mítica maniqueísta - da existência do bem e do mau-, as concepções do céu e do inferno entre outras idéias presentes nos ensinamentos de Zaratustra, influenciaram todo o pensamento judaico cristão. O Zoroastrismo é considerado por muitos como o primeiro monoteísmo do mundo e esta crença na existência de um único Deus exerceu influência nas principais religiões do mundo moderno tais como o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.
O autor que escreveu o livro de Ouro da História do Mundo, salienta em um dos seus parágrafos sobre o Império Persa, que o Zoroastrismo influenciaria tanto o Judaísmo quanto os mistérios que formam grande parte do cristianismo primitivo, os anjos da tradição judaico cristã, o fogo do inferno, são explicações que tem sua origem nos ensinamentos de Zaratustra.
Segundo Zaratustra o mundo é uma eterna batalha entre o Bem representada por Ahura Mazda e o Mau representado por Angra Mainyu essa doutrina zaratustriana juntamente com suas reflexões a respeito da transmigração da alma, do valor do fogo, com toda certeza influenciou o pensamento de alguns filósofos gregos como: Sócrates, Platão, Pitágoras alem de muitos Neoplatónicos que ainda nos dias atuais são as grandes referências do pensamento ocidental, deste modo podemos afirmar que a doutrina zoroastrica permanece presente no mundo ocidental contemporâneo, tanto nos campos referentes a doutrina judaico cristã como em alguns campos do pensamento filosófico.
O legado deixado pelo reformador religioso e social da Pérsia, Zaratustra, é de extrema importância para a história do mundo Ocidental, principalmente em relação ao pensamento religioso. Sua existência mudou completamente o mundo antigo e suas concepções religiosas e de interpretação do mundo.

IRICI FELIPE BORGES FRANCO

PARÁBOLA DA ROSA


Um certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele a
examinou.
Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou, Como pode uma bela
flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?
Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar,
ela morreu.
Assim é com muitas pessoas.
Dentro de cada alma há uma rosa: as qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescendo em meio aos
espinhos de nossas faltas.
Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos.
Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós nos recusamos a regar o bem
dentro de nós, e, consequentemente, isso morre.
Nós nunca percebemos o nosso potencial.
Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas;
Alguém mais deve mostrá-la a elas.
Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e
encontrar a rosa dentro de outras pessoas.
Esta é a característica do amor -- olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas.
Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajuda-a a perceber que ela pode
superar suas aparentes imperfeições.
Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, Elas superarão seus próprios espinhos.
Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes