quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pedagogia dos Cinco Budas Diani : As Cinco Sabedorias







Budas
Venenos Mentais
 Sabedorias
Akshobhya
Raiva ou ódio 
Sabedoria clara como espelho
Ratnasambhava
Orgulho ou ego 
Equanimidade 
Amitabha
Desejo ou luxúria 
Sabedoria discriminativa 
Amogasiddhi
Inveja ou ciúmes 
Sabedoria que tudo realiza 
Vairochana
Ignorância ou delusão
Natureza da mente (dharmadatu)



Sabedoria do Espelho (cor: azul): A sabedoria do espelho nos permite oferecer aquilo que faz sentido dentro do mundo do outro, aquilo que ele é capaz de entender. Esta sabedoria nos permite acolher o outro onde quer que ele esteja e a partir dela estabelecemos contato positivo, que nos permite ir adiante de forma significativa e produtiva. Esta sabedoria nos permite a compreensão de que o mundo que vemos ao nosso redor é o mundo que reflete nossa mente.

Sabedoria da Equanimidade (cor: amarelo). Esta compreensão faz nascer um interesse genuíno em mover-se na direção do outro, amparando, promovendo qualidades positivas como compaixão, alegria, equanimidade, generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria. No contexto da prática educativa incrementamos as qualidades positivas que permitem um crescimento dentro do contexto das aprendizagens que demandam cada etapa.



Sabedoria Discriminativa (cor: vermelho): Tem por base a lucidez e a serenidade. No contexto da prática educativa constitui o eixo de compreensão que nos permite diagnosticar obstáculos, orientar e prescrever métodos.

-Sabedoria da Causalidade (cor: verde): Sabedoria que brota da adversidade das circunstâncias. No contexto da prática educativa permite que avancemos além das sensações de ganho ou perda, vantagem ou desvantagem, nossa e dos outros. Permite que possamos dissolver obstáculos e negatividades, ou integrá-las, para que as aprendizagens sejam significativas e positivas.



Sabedoria de Darmata (cor: branco): Permite-nos não dar concretude demasiada as situações e fenômenos, ou, ao que quer que esteja nos afetando, permitindo o acesso a região de lucidez, coragem, estabilidade, criatividade e segurança, interna em cada um.






Fonte pesquisada : http://www.editorialj.com.br/jd/wp/carmen/proposta-pedagogica/ acessado em 19/01/2012         

Nenhum comentário:

Postar um comentário