terça-feira, 1 de maio de 2012

O Fenômeno da Nova Era no Brasil I


O Surgimento e desenvolvimento da Nova Era no Mundo



                O termo Nova Era, faz referência a um novo ciclo que segundo os astrólogos esta se iniciando, durante esse período ira ocorrer importantes mudanças em toda a humanidade. Essa Nova Era, é a de Aquário, que ira trazer grandes mudanças na maneira de agir, de pensar e de os homens se relacionarem uns com os outros, com a natureza, alem de ser um período de aproximação do Homem com seu lado Divino.  Existem algumas divergências a respeito do inicio preciso dessa nova fase mais todos concordam que se iniciou na virada do milênio.
          A professora Leila Amaral em seu livro Carnaval da Alma, afirma que o movimento Nova Era possui suas raízes em algumas manifestações espiritualistas e esotéricas do século XIX, como o da tradição teosófica, somando-se mais uma reinterpretação ocidental da religião hindu. A utilização de práticas misticas de outras tradições culturais, não ocidentais, vai se tornar ao longo do tempo uma das atitudes mais características desse fenômeno. 
             No entanto, é possível perceber algumas mudanças significativas na humanidade, nos costumes na maneira de agir e de pensar ainda na década de 60, que poderíamos definir como a aurora da Nova Era, e como um ponto de referência temos um musical intitulado “ Hair “ cuja a musica principal é Aquarius, esse fenômeno ficou conhecido nos EUA, como contracultura, mas espalhou-se para praticamente todo o mundo Ocidental.
            A história desse movimento tem seu inicio ainda na década de 50, com seus poetas e escritores com destaque Alan Ginsbug, Jack Keuroack, seguindo e se estendendo para as décadas de 60, com um engajamento mais político em manifestações pacifistas contra a Guerra do Vietnã, tendo como ponto ápice a Primavera de Praga em 1968 na França.
            Esse movimento que andava contra os padrões culturais da época, proporciona uma mudança significativa na organização familiar, introduzindo novos modos de consumo, de pensar na sociedade ocidental, alem de novos valores espirituais. Rompendo com os padrões Bíblicos conservadores e protestante da sociedade norte-americana. As idéias filosóficas e as religiões orientais começam a ganhar força no mundo ocidental.
            Essa renovação espiritual, a busca por novos caminhos místicos, não foi apenas um produto da contracultura, existem raízes mais profundas que se encontram nas práticas transcendentais norte americano do século XIX que são estes Ralph Waldo Emerson, Henry Thoreau, na teosofia desenvolvida por Helena Blavastsky, Henry S. Olcott e Annie Besant além de algumas correntes esotéricas e ocultistas de origem Européia.  Tendo como um marco importante o Congresso Mundial das Religiões de Chicago em 1893.Que foi a primeira reunião de representantes de varias religiões nos EUA, culminando, em 1897, com fundação da Vedanta Society por Swami Vivekananda, o qual teve como seu guru Prabhavananda, guru de Aldous Huxley.


Congresso Mundial das Religiões de Chicago em 1893

            Estabelecendo contato com a contracultura estes ensinamentos conseguiram atingir um público mais amplo e aumentou o contato do Ocidente com o Oriente, sendo os pólos a costa oeste dos EUA, Londres, e centros religiosos da Índia, Tibet e do Extremo Oriente.
            De acordo com o livro O Brasil da Nova Era, um dos pontos importantes para consolidação da Nova Era estão duas instituições: O Instituto Esalen, sediado na California e a comunidade Findhorn.
            O Instituto Esalen, tornou-se um movimento voltado para a pesquisa e para desenvolver o potencial do Eu, libertando o individuo da ordem social, cultural e institucional do mundo ocidental conhecido como Movimento do Potencial Humano.
            A Comunidade Findhorn, situada na Escocia, tinha a característica de uma comunidade rural alternativa, destacavam a importância do nosso  “eu” encontrar com sua fonte primordial e divina.
            Outra contribuição significativa, as pesquisas realizadas pelo físico Fritjof Capra, que no livro o Tao da Física de 1974, estabelece um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. Outra obra importante é seu livro Ponto de Mutação. Com estas obras singulares, a Nova Era deixa de ser vista como extravagância de Hippies, tornando-se pouco a pouco um florescente campo de negócios na década de 80.
            Outra obra que faz se necessário destacar são os livros do antropólogo Carlos Castaneda, onde relata suas experiências xamânicas, que introduz a esse movimento da Nova Era os ensinamentos das culturas indígenas.
           
A Nova Era no Brasil

            No Brasil, esse florescer da Nova Era demorou um pouco mais para começar, para isso deve se destacar as peculiaridades do país e o seu contexto político na década de 60. A juventude estava envolvida com os problemas da desigualdade social, nessa época o eixo de discussão tem uma linha mais politizada. É somente a partir da década de 70, com repressão da Ditadura militar, que apresentam condições para o surgimento dos aspectos mais místicos e individualizados da nova era.
            Muito do que se costuma enquadrar dentro das tendências da Nova Era, já existiam no Brasil, muito antes desse período. Algumas sociedades Iniciáticas estão presentes no Brasil desde o século XVIII, é o caso da Maçonaria, a primeira agrupação de maçons foi fundada em Pernambuco em 1797, pelo médico ex frade Arruda Câmara.
            No Rio  Grande do Sul na cidade de Pelotas foi fundada a primeira loja Teosofica do Brasil em 1902, sob a denominação de Dharma. Oficialmente a primeira loja Teosofica, filiada a Theosofical Society com sede em Madras, foi fundada no Rio de Janeiro em 1919.


 Revista o Teosofista de 1938


Em 1960

            Alem desses temos em 1909 o Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento, criado em São Paulo juntamente com a livraria o Pensamento e revista fundada em 1907 que foram importantes para divulgação de pensamentos cuja orientação e crenças era diferentes dos da época.

Revista o Pensamento de 1952

            A Sociedade Antroposófica no Brasil com seguidores em Porto Alegre já em 1910 foi oficialmente fundada em 1935. A Sociedade Teosofica Brasileira teve seu começo em 1916 no Rio de Janeiro passou a chamar-se Eubiose em 1969. A Rosa Cruz AMORC é de 1956 e a Rosa Cruz Aurea é de 1957, todas em atividade em com influencia no contexto da Nova Era.
            As religiões de origem oriental, como o budismo  vieram junto com os imigrantes em especial japoneses. Estão presentes no Brasil desde o início do século XX. O primeiro templo budista do Brasil data de 1932, construído em Cafelândia. Somente após a segunda guerra mundial, é que os templos e associações se difundem no Brasil.
            A comunidade budista Sotô Zenshû, foi reconhecida em 1955, e teve seu templo Zengenji, construído em Mogi das Cruzes. Isso ocorreu com as chamadas new religious a SEICHO NO IE é de 1952, a perfect Liberty é de 1958 e a Sokka Gakkai é de 1960. Com isso tem destaque a Acupuntura e algumas modalidades de artes marciais.
Zengenji temple
     Templo Budista  Zebgenji - Mogi dasCruzes

Fonte: AMARAL, Leila. Carnaval da Alma: Comunidade, essencia e sincretismo na Nova Era. Petropolis: Vozes, 2000
MAGNANI, Jose Guilherme. O Brasil da Nova Era.




Nenhum comentário:

Postar um comentário